Sexta-feira, 15 Janeiro, 2021

Portimão: Grande Prémio de Portugal de F1 de 2021, em negociações.

O Grande Prémio de Portugal de 2021, a disputar no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, já aparece na bilheteira do site oficial da Fórmula 1 e estará muito perto de ocupar a única vaga ainda aberta no programa da competição, este ano, no dia 2 de Maio.

Esta é a única data que aparece como sendo em local a designar no calendário reformulado para a competição de 2021 de Fórmula 1, que foi hoje anunciado pelos organizadores da prova.

Apesar da comunicação oficial hoje veiculada pela Fórmula 1 não referir Portimão – diz apenas que a corrida marcada para a data de 2 de Maio, e que aparece como sendo a designar, «será anunciada oportunamente» -, o AIA é dado pela imprensa especializada internacional, incluindo a Sky Sports, que tem o direito de transmissão da Fórmula 1 em muitos países, como sendo o local a escolher pela organização.

Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), admitiu hoje à Agência Lusa que «há negociações avançadas para haver Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2 de Maio», mas realçou que tudo dependerá da vontade do Governo e da possibilidade da presença de público.

As condições são: «haver público, pois só faz sentido com público nas bancadas, e se o Estado português quiser», frisou Ni Amorim.

O mesmo responsável esclareceu que «é preciso pagar» uma taxa de inscrição, para poder integrar o Mundial de Fórmula 1.

«A F1 não se mexe de borla. O Grande Prémio [de Portugal de 2020] deu um retorno extraordinário e os dados já estão na posse do Governo. Mas entendemos que, neste momento, há outras prioridades e ainda não foi possível discutir o assunto», disse Ni Amorim.

A Fórmula 1 deu, entretanto, início à pré-venda de bilhetes no seu site oficial e está a aceitar manifestações de interesse na compra de ingressos para o Grande Prémio de Portugal, embora ressalvando que a prova está sujeita a confirmação.

A corrida que, se as negociações chegarem a bom porto, terá lugar em Portimão, será a terceira do campeonato de 2021, depois da de estreia, marcada para 28 de Março, no Bahrein, e da prova de Imola, em Itália, a 18 de Abril. Ao todo, a competição deverá ter 23 corridas.

Fonte: LUSA