Home / Informação / Dia Nacional do Pescador, assinalado na vila de Alvor

Dia Nacional do Pescador, assinalado na vila de Alvor

No dia 2 de junho, na Lota de Alvor, em Portimão, haverá uma série de eventos de celebração ao Dia Nacional do Pescador. A programação inclui uma recriação de venda de peixe, uma espécie de lota viva, onde os pescadores venderão peixe fresco diretamente aos consumidores. Além disso, haverá uma tertúlia intitulada “Dois dedos de conversa sobre o Mar e a Pesca”, que discutirá temas como a preservação e sustentabilidade dos recursos marinhos e piscatórios, entre outros.

As atividades começam no dia 31 de maio, com visitas orientadas de alunos das escolas locais aos armazéns de pesca de Alvor, seguidas por uma sessão de pintura de um mural alusivo à efeméride. No dia 2 de junho, o Mercadinho de Peixe na Lota de Alvor acontecerá das 9h00 às 14h00, onde os pescadores venderão peixe fresco capturado com anzol ou palangre diretamente aos consumidores. Também será exibida uma mostra fotográfica sobre o aparelho de anzol em Alvor, destacando a pesca seletiva e sustentável.

A tertúlia “Dois dedos de conversa sobre o Mar e a Pesca” acontecerá às 15h30 no Centro Interpretativo do Salva-Vidas de Alvor, com a participação de representantes da Docapesca e da Associação dos Pescadores Profissionais de Alvor, discutindo projetos de preservação e sustentabilidade dos recursos marinhos e o panorama da pesca artesanal na vila.